Dicas essenciais e infalíveis para quem quer começar a planejar o Caminho de Santiago

Já bateu uma vontade de fazer o Caminho de Santiago mas você não sabe nem por onde começar? Então, meu querido leitor, esse post é sob medida para você!

Outro dia estava lendo um post em um grupo do Facebook do Caminho de Santiago do qual faço parte e uma pessoa fez exatamente essa pergunta: “por onde começar a planejar?”. Era isso! Eu, que estava super na dúvida de qual seria meu post inaugural sobre viagens de Autoconhecimento, naquele momento “caiu a minha ficha”: vou falar sobre os primeiros passos no planejamento para a peregrinação a Santiago de Compostela!

Mas antes, deixa eu contar a minha história muito rapidinho: em 2008, fiz meu 1º Caminho de Santiago, o Caminho Francês, saindo de Roncesvalles e percorri 750 km durante 32 dias. Em 2010, fiz meu 2º Caminho de Santiago, mas dessa vez não fui sozinha: levei minha mãe para caminhar comigo desde Barcelos (cidade próxima ao Porto, em Portugal) até Santiago de Compostela pelo Caminho Português, um trecho de 200 km em 10 dias.

Chegando pela 1a vez à Praça do Obradoiro

Chegando pela 1a vez à Praça do Obradoiro

Chegando pela 2a vez à Praça do Obradoiro

Chegando pela 2a vez à Praça do Obradoiro

Meus dois Caminhos foram muito intensos e com sentimentos bastante contraditórios. Todos os dias ao acordar (ou melhor, ao ser acordada às 5h30 da manhã pelo acender das luzes e barulho de sacolas de outros peregrinos), eu me perguntava o que eu estava fazendo ali, caminhando pelo menos 20 km por dia com uma mochila de 8 kg nas costas, com dores em músculos que eu nem sabia que existiam, dormindo em albergues com mais de 20 pessoas no mesmo quarto, ouvindo roncos de todas as nacionalidades, compartilhando banheiro, e com apenas três mudas de roupa. E agora vem a contradição: ao chegar ao destino final daquele dia, ao cumprir mais uma etapa, após um merecido banho (quente, sim!) e depois de jantar com os amigos feitos pelo Caminho (e um pouco de vinho, admito), eu ficava tão feliz, mas tão feliz, que me esquecia das dores musculares, da bolha (só tive uma, juro, no 1º Caminho) e já me pegava planejando quando seria o próximo Caminho. Muito doida, eu?! Pode ser, mas quem já fez o Caminho sabe do que estou falando…   🙂

Um típico albergue municipal

Um típico albergue municipal

Ela, a "fiel escudeira"

Ela, a “fiel escudeira”

Faltam só 100 km!

Faltam só 100 km!

Minhas credenciais carimbadas de 2008 (a de cima) e 2010 (a de baixo)

Minhas credenciais carimbadas de 2008 (a de cima) e 2010 (a de baixo)

Minhas Compostelas de 2008 (esquerda) e 2010 Ano Santo Jacobeo (direita)

Minhas Compostelas de 2008 (esquerda) e 2010 Ano Santo Jacobeo (direita)

Bem, esse post não tem como objetivo contar minha experiência nos meus Caminhos, apesar de eu AMAR falar disso (mas se você quiser saber mais, me fala ali embaixo, nos comentários, que eu escrevo um post somente disso!). Vamos, então, voltar à dúvida da pessoa do grupo do Facebook: por onde começar a planejar?

A primeira pergunta que você tem que saber responder quando decide percorrer o Caminho de Santiago é: quantos dias você terá para fazer essa viagem? Minha dica é reservar 1 dia para ir e 1 dia para voltar. Recomendo também ficar pelo menos 2 noites em Santiago. A cidade é linda, com muitos pontos turísticos, além de uma atmosfera contagiante.

Com isso em mente, agora é hora de fazer a “conta de chegada” para saber quanto tempo restou para percorrer o Caminho e de onde começar a caminhada. Vou dar um exemplo.

Imagina, então, que:

  • Você tem 20 dias de férias;
  • Estamos considerando 1 dia para a ida + 1 dia para a volta + 2 dias em Santiago;
  • Você resolveu fazer o Caminho a pé;
  • Você resolveu fazer o Caminho Francês, a rota mais conhecida.

Bom, com o cenário acima, sobram 16 dias para percorrer o Caminho. Claro que cada um tem um ritmo e um preparo físico (não vou falar nesse post sobre treinamento prévio, mas indicarei mais abaixo vários sites, livros e apps excelentes sobre o assunto), então vou fazer uma conta pela média, ok?

Normalmente se caminha uma média de 20 km por dia, o que, no nosso exemplo, dariam 320 km (16 * 20) a serem percorridos. Daí é hora de começar a planejar, de acordo com o seu interesse. São inúmeras as possibilidades mas, para ajudar no entendimento, vou dar duas ideias:

Ideia 1: Percorrer os últimos 320 km do Caminho Francês:

Seria começar a caminhar, por exemplo, a partir de Mansilla de las Mulas e seguir até Santiago. Quais as vantagens? O planejamento é mais simples de ser feito e você mantém o seu grupo de amizades. E as desvantagens? Não passar por um dos trechos mais lindos do Caminho, a travessia dos Pirineus e os bosques navarros.

Ideia 2: Percorrer os primeiros quilômetros saindo da França, atravessar os Pirineus, passar pela Navarra e, em uma cidade da sua escolha, pegar um ônibus até outra cidade bem mais para frente. Ao chegar nesta 2ª cidade, voltar a caminhar até Santiago:

Um exemplo seria caminhar de Saint Jean Pied de Port (França) até Logroño (Rioja), o que dá aproximadamente 160 km. Lá pegar um ônibus até Molinaseca e fazer os últimos 200 km até Santiago. Quais as vantagens? Percorrer um dos trechos mais lindos do Caminho (a travessia dos Pirineus e os bosques navarros). E as desvantagens? Requer um planejamento maior, inclusive sobre os horários de ônibus e seus itinerários. Outra desvantagem é que, fazendo dessa forma, você não encontrará mais seus amigos de Caminho da 1ª etapa (mas fará novos amigos na 2ª etapa!).

Observação importante: não há nada de errado em fazer o Caminho dessa forma! Muitos europeus costumam fazer o Caminho em 2, 3, ou mesmo 4 etapas, cada etapa em um ano diferente. Para você ter direito à Compostela, que é o “certificado de conclusão” do Caminho, é necessário que você percorra, pelo menos, os últimos 100 km a pé ou 200 km de bicicleta.

(Preciso confessar que, no meu próximo Caminho, provavelmente farei algo parecido com a 2ª ideia).   😉

4 dicas importantes para seu planejamento:

  1. O exemplo e as ideias acima foram só um “exercício de planejamento” do Caminho. Há diversas rotas, como o Caminho Português, o Caminho do Norte, o Caminho Aragonês, o Caminho Primitivo, etc. e há peregrinos que caminham muito mais que 20 km por dia.
  2. É importante você escolher bem a época do ano que quer ir: o inverno é super rigoroso, com neve e muito frio (não é recomendável!); o verão é muito quente e o Caminho fica muito cheio; a primavera é linda, mas chuvosa; o outono é bastante seco (particularmente, minha estação do ano preferida!).
  3. Respeite seu corpo e seus limites.
  4. Procure escolher dormir em cidades ou vilas que possuam um mínimo de infra-estrutura, como um albergue e um bar ou restaurante.

8 dicas gerais:

  1. Não é necessário reservar albergues pelo Caminho. Se você for durante o verão europeu (julho e agosto), pode ser recomendável (mas não é necessário) reservar. Os albergues municipais e paroquiais não fazem reserva, somente os particulares;
  2. A média dos valores cobrados em albergue municipais é de 10 euros por noite. Os particulares são mais caros, em torno de 15 euros por noite;
  3. O café da manhã nos bares vai depender do que você escolher, mas o básico custa em torno de 5 euros;
  4. O menu peregrino nos restaurantes custa em torno de 10 euros e vem com salada, prato principal, sobremesa, vinho e água;
  5. Se o albergue dispuser e você quiser lavar sua roupa na máquina (eu nunca lavava à mão), prepare-se para gastar em torno de 5 euros por uso, e mais 5 euros se quiser usar a máquina de secar (se o tempo estiver chuvoso ou muito úmido, vale o investimento, pois as roupas podem não secar de um dia para o outro no varal);
  6. Entre em contato com a Associação do Caminho de Santiago mais próxima da sua casa para solicitar a credencial do peregrino com pelo menos 1 mês de antecedência do seu embarque;
  7. Seus documentos pessoais (passaporte, etc), dinheiro, cartão, celular e objetos de valor devem ficar com você 100% do tempo. Mesmo. Na hora do banho, leve ao box e pendure perto de você, e de noite durma com tudo dentro do saco de dormir;
  8. A lista de itens para levar é extensa e às vezes até controversa entre os peregrinos, mas alguns itens são essenciais: um bom calçado (bota ou tênis, o que for melhor para você e já previamente amaciado), chinelo (ou papete), roupas confortáveis, leves e que sequem rápido, saco de dormir, pochete (para manter seus objetos de valor sempre junto ao seu corpo), toalha de banho leve (usa-se muito a velha conhecida fralda de pano), kit de primeiros-socorros, kit de higiene pessoal, bastão de caminhada (ou cajado).

6 tipos de ferramentas úteis que vão te ajudar no planejamento:

1. Planilhas

Para planejar meus dois Caminhos, pesquisei e estudei muito em sites e livros até conseguir montar a minha planilha de viagem. A imagem abaixo é um trecho da minha planilha do Caminho Francês. Se você quiser baixá-la por completo, basta clicar aqui. Mas lembre-se: essa a planilha foi a que usei em 2008. De lá para cá MUITA coisa mudou, certamente surgiram mais albergues, pousadas e bares pelo Caminho. Mas tenho certeza que ela servirá de base para te ajudar no planejamento e para você montar a sua planilha do seu jeito.

Trecho da minha planilha para o Caminho Francês em 2008

Trecho da minha planilha para o Caminho Francês em 2008

A planilha abaixo (na verdade, é um PDF) contém, em apenas 2 páginas, as distâncias e a altimetria em todas as etapas do Caminho Francês, de forma bem resumida. Esse material é cedido, como cortesia, pelos Amigos do Caminho de Santiago dos Pirineus. Para baixá-la, clique aqui.

Etapas, distâncias e altimetria

Etapas, distâncias e altimetria

2. App para smartphone

Há diversos aplicativos para smartphone disponíveis tanto para iOS quanto para Android que ajudam a planejar a viagem, com mapas, distâncias entre as cidades, nome e telefone dos albergues, infra-estrutura que as cidades possuem, enfim, tudo que o peregrino precisa. Alguns bem interessantes são:

Android:

Camino Pilgrim

miCamino

Camino de Santiago Companion

Buen Camino de Santiago Pro

Mundicamino

Camino Francés – A Wise Pilgrim Guide (pago)

iOS:

Camino de Santiago / Eroski consumer

Camino de Santiago Companion

Mundicamino

Camino Francés – A Wise Pilgrim Guide (pago)

3. Sites da Internet

Não há forma mais rápida de você obter informações do Caminho do que pela internet. Claro que há muita informação circulando pela rede, então para ajudar, listei abaixo alguns sites bastante completos e interessantes:

AACS Brasil (idioma original: português)

Portal dos meus queridos amigos da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (AACS – Brasil). Contém muitos links, serviços, histórias, depoimentos e informações úteis, além de dicas de preparação física. Pode-se solicitar a emissão da credencial diretamente pelo site. Tudo em português.

ACACS – SP (idioma original: português)

Portal da Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACS – SP). Contém informações úteis sobre preparação, despesas e palestras. Tudo em português.

El Camino de Santiago – Eroski Consumer (idioma original: espanhol)

Diversas informações úteis ao peregrino. É possível imprimir as etapas da rota escolhida e ali contém todas as informações necessárias como descrição, distância entre as cidades, altimetria, albergues, dificuldades da etapa, informações culturais e históricas, etc. Possui também uma calculadora de gastos e orientações de como chegar às principais cidades do Caminho (para começar sua caminhada).

Mundicamino (idioma original: espanhol)

Diversas informações úteis ao peregrino. Lista todas as rotas existentes na Espanha. Ao escolher a rota, lista todas as etapas e, dentro de cada etapa, todos os detalhes dela (descrição, distância entre as cidades, altimetria, albergues, aonde comer, informações culturais e históricas, lojas e serviços, assistência médica, farmácias, etc).

Urcamino (idioma original: inglês)

Tem uma funcionalidade bastante interessante: ao clicar no link “The route” (“A Rota”), aparecem todas as cidades do Caminho e sua infra-estrutura (mais ou menos como eu montei a minha planilha em 2008), além de informar quantos leitos há em cada cidade. Uma boa ajuda na hora de planejar aonde dormir!

Alojamentos do Caminho de Santiago (idioma original: espanhol)

Lista todos os alojamentos das cidades do Caminho por ordem alfabética ou por ordem das cidades, com fotos e informações sobre a infra-estrutura em cada um deles.

Caminho de Santiago – Portal do Peregrino (idioma original: português)

Portal com muitos links e informações úteis, em português. Contém dicas de preparação física também. 

4. Livros e eBooks

Atualmente existe uma infinidade de títulos sobre o Caminho de Santiago, em diversos idiomas. Coloquei aqui embaixo alguns que me pareceram bastante interessantes:

El Camino de Santiago a Pie 2010

Na minha opinião, o melhor guia impresso sobre o Caminho de Santiago. Usei a edição de 2006 para montar meu planejamento de 2008. Pelo que pesquisei,  a versão mais atualizada é essa de 2010. Idioma: espanhol.

O Guia do Viajante do Caminho de Santiago. Uma Vida em 30 Dias

Livro em português, com dicas de preparação, mapas das etapas, orientações sobre em que época ir, o que levar, onde comer, e um pouco de história.

Guia que promete informar com muita praticidade exatamente o que levar e o que não levar, do que você vai precisar durante o Caminho e como isso o ajudará a chegar a Santiago. Em inglês.

Camino de Santiago Maps – 2016 edition: St. Jean Pied de Port – Santiago de Compostela (English Edition)

eBook com mapas do Caminho Francês, localização dos albergues, a distância entre as cidades e pontos de interesse. Idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, holandês e polonês.

Camino de Santiago: Camino Frances 2016 (English Edition)

eBook com informações sobre preparação, localização dos albergues, distância entre as cidades, altimetria, pontos de interesse, histórias e lendas. Responde às perguntas frequentes de: onde começo, quanto tempo levo, é seguro caminhar sozinho, o que preciso levar na mochila, entre outras. Idiomas: inglês. Atualizado em fevereiro/2016.

5. Grupos de discussão do Facebook

Existem inúmeros grupos de discussão no Facebook sobre o Caminho de Santiago. Listei abaixo os grupos dos quais eu participo:

Caminho de Santiago

Caminho de Santiago de Compostela

Caminho Português – Porto a Santiago de Compostela

Camino del Norte

6. Cursos on-line: (novo!)

Outra opção bem prática e bem efetiva é fazer um curso virtual, on-line, sobre a preparação para o Caminho de Santiago. O bom é que você pode fazer as aulas onde e como quiser, no seu tempo. Já assisti a algumas aulas do Diego e gostei bastante. Infelizmente não é gratuito, mas se você achar que vale o investimento, dê uma olhada no curso no link de afiliado abaixo:

Caminho de Santiago: Fique preparado para fazer o Caminho!

Espero que esse post tenha te ajudado a dar o “pontapé inicial” no seu planejamento do Caminho de Santiago. O planejamento é uma etapa fundamental para fazer o Caminho, e requer tempo, paciência e dedicação. Não negligencie essa etapa. Claro, não necessariamente você precisa seguir “à risca” o que foi planejado, imprevistos sempre acontecem. O importante é estar preparado para eles.  🙂

Se tiver alguma dúvida ou se quiser mais alguma informação, coloque aqui embaixo nos comentários, será um prazer ajudar!

Existe um ditado que diz que seu Caminho começa quando você decide fazê-lo. Portanto… Buen Camino, o seu já começou!