Quem me conhece sabe que sou louca por acessórios (ou gadgets) de uma forma geral. Quando vou correr, por exemplo, vou com relógio com GPS, marcador de batimentos cardíacos, app no celular para medir o desempenho, garrafa de água na cintura, e por aí vai. Com vinhos a história não poderia ser diferente…
A-M-O acessórios para vinhos! Adoro lojas de coisas para casa (físicas e online também), pois sempre acabo descobrindo algum um acessório que eu ainda não tenho. E aí rola sempre um “conflito interno” de comprar versus não comprar, e o comprar quase sempre sai vencedor. 🙂
Nesse post eu mostro os meus acessórios de vinhos favoritos do momento – até eu descobrir algum novo. Todos eles são amplamente utilizados aqui em casa, menos o último. Por que será? 🙂
Então vamos a eles:
1- Termômetro: é bastante óbvio e é extremamente útil para saber se estamos servindo o vinho na temperatura ideal. Você sabe qual é a temperatura ideal de serviço dos vinhos? Então confere na tabela abaixo:
Se o vinho estiver acima da temperatura ideal, o álcool vai se sobressair em relação aos demais aromas; se estiver abaixo da temperatura ideal, o vinho vai parecer mais áspero, mais “duro”.
Existem vários modelos de termômetro no mercado, o meu é flexível e fica em volta da garrafa, e ainda vem com as temperaturas de serviço no verso.
Ele fica assim na garrafa:
2- Corta-cápsulas: utilizado para remover facilmente a cápsula (ou lacre) das garrafas. Não o considero essencial, pois com uma faca também é possível remover a cápsula. Para utilizá-lo, basta posicioná-lo ao redor da cápsula, pressionar e fazer movimentos giratórios, que as pequenas lâminas vão cortar a cápsula. É bem prático e rápido e não requer muito esforço.
3- Corta-gotas: provavelmente você já deve ter tido a experiência de servir um vinho e ele escorrer pela garrafa após o serviço na taça, certo? O corta-gotas serve para evitar esse transtorno. Algumas lojas de vinho dão corta-gotas de um material metálico, bem fino, de brinde em suas compras. Apesar de terem a aparência de serem descartáveis, se bem lavados após o uso duram muito tempo. Para utilizá-lo, basta enrolar o corta-gotas pelas extremidades e colocar na boca da garrafa.
Eu tenho também um corta-gotas em plástico. Funciona igualmente bem, mas acho menos prático na hora de lavar.
4- Marcadores de taça: um de meus acessórios favoritos! Quem nunca foi a um evento e “esqueceu” qual era a sua taça? Existem vários modelos de marcadores de taça disponíveis no mercado. O meu é de plástico, em formato de sapinho (não é fofo? 🙂 ) e deve ser colocado na haste da taça. Cada sapinho é de uma cor e as pessoas devem memorizar a sua cor. Pronto, nunca mais você “perderá” sua taça.
Tenho também outro modelo mais básico, mas que funciona da mesma forma. São anéis coloridos que devem ser encaixados na haste da taça.
5- Cooler: é uma espécie de “almofada” em gel que, enquanto não estiver em uso, deve ser mantida dentro do congelador para que o gel congele. O formato e o tamanho encaixam-se perfeitamente em uma garrafa padrão de 750ml (fica um pouco apertado para espumantes, mas também é possível utilizar). Tem como objetivo o rápido resfriamento do vinho: em questão de minutos, o vinho fica em sua temperatura ideal. Também uso muito para manter a temperatura do vinho sem recorrer à geladeira. Muito prático e durável!
6- Aerador: como o nome sugere, serve para aerar o vinho. Não confunda decantar com aerar. Decantar significa separar os sedimentos do vinho e aerar significa expor o vinho ao ar. Quando é utilizando um decanter, o vinho é, ao mesmo tempo, decantado e aerado. Quando é utilizado um aerador, ele é somente aerado.
Alguns vinhos tintos envelhecidos devem ser decantados antes de degustados pois acumulam sedimentos com o passar dos anos em garrafa.
Vinhos jovens, no entanto, raramente precisam ser decantados. Ao serem somente aerados, já se desenvolvem, liberam aromas e mostram suas melhores características.
O meu aerador é este da figura abaixo. O vinho passa por ele na hora em que está sendo servido.
Se você não tem um aerador mas quer aerar seu vinho, outra forma bastante simples é utilizar a própria taça como aerador. Como possui a boca larga, isso faz com que o vinho entre em contato com o oxigênio naturalmente.
7- Bomba a vácuo: acessório utilizado para retirar o ar de dentro da garrafa, caso tenha sobrado vinho e você queira guardar para tomar outro dia. O ar, em contato com o vinho, faz com que ele se oxide e depois, avinagre, ficando impossível de bebê-lo.
O acessório consistem em retirar o oxigênio de dentro da garra. É composto por 2 peças: a rolha própria (feita de borracha) e a bombinha, e seu uso é bastante intuitivo. Coloca-se a rolha na garrafa e a bombinha encaixada acima dela. Basta bombear o ar até escutar o 1º “click”.
Mas atenção 1: esse método não funciona para espumantes!
Mas atenção 2: mesmo com o sistema a vácuo, recomenda-se que o vinho seja mantido refrigerado (na geladeira ou na adega climatizada) e consumido em até 10 dias.
E você, tem algum acessório para vinhos que não está nessa lista? Me conta nos comentários, vou A-D-O-R-A-R saber!
Bons vinhos e até o próximo post!