"CONHECIMENTO EM VINHOS COM GARANTIA DE ORIGEM"

Oi! Meu nome é Sylvia Loureiro, criadora do Enodoc, além de estudiosa e apaixonada por vinhos desde 2007. Se você é um iniciante, ou já aprecia vinhos há algum tempo, e já se perguntou:

  • Posso ser um bom apreciador sem sentir todos aqueles aromas e sabores que os especialistas garantem sentir?
  • Em meio a um número crescente de especialistas em vinhos que possuem opiniões até divergentes uns dos outros, quem são aqueles que devo acompanhar e seguir?
  • É possível gostar de vinhos e ter prazer com essa bebida sem viver aquela pressão de ter que entender sobre todos os tipos de vinho produzidos no mundo? 🙂

Então você chegou ao lugar certo!

Provavelmente você conhece São Paulo ou alguma outra cidade imensa como ela. Ao andarmos por suas milhares de ruas, temos a sensação de que não existe motorista, profissional ou amador, que possa garantir que saiba dirigir por toda a sua gigantesca malha urbana sem se perder ou errar o caminho algumas vezes.

Com o vinho acontece algo parecido. São tantas uvas, tantas regiões e produtores que, acredito, não exista especialista que possa conhecer - SOZINHO - toda essa gama de aromas, sabores e processos produtivos.

Portanto, a missão do Enodoc é buscar os melhores especialistas, os melhores conteúdos, as melhores fontes, e trazê-los de modo que você faça suas próprias escolhas.

A nossa marca diz muito sobre isso. Junto ao tradicional prefixo "eno", de vinho, está a expressão "doc" (presente na imensa maioria dos rótulos de vinho dessa forma: D.O.C). Talvez você já saiba, mas essa expressão (e suas variações) significa Denominação de Origem Controlada. Em termos bem simples, ela endossa e comprova que aquele vinho atendeu a um certo conjunto de requisitos de qualidade. Um selo de qualidade do vinho.

Fazendo uma analogia, essa é a ideia também com o Enodoc: trazer para você apenas conteúdos que também tenham garantia de qualidade.

Certificado internacional WSET Nível 2

Certificado internacional WSET Nível 2

Certificado internacional WSET Nível 1

Certificado internacional WSET Nível 1

Certificado de conclusão do curso básico na ABS

Certificado de conclusão do curso básico na ABS

Certificado de conclusão do curso avançado na ABS

Certificado de conclusão do curso avançado na ABS

Graças à minha dedicação aos estudos e às degustações, acabei me tornando uma espécie de "consultora" entre e meus amigos e familiares, além de me sentir confiante para ajudar outras pessoas com o Enodoc.  🙂

Mas nem sempre foi assim. Em 2007, antes de ingressar no curso da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), no Rio de Janeiro, que marcaria o início de minha jornada de aprendizado, fiz uma viagem a Bento Gonçalves (principal região produtora de vinho do Brasil) e percebi que poderia ter aproveitado bem mais se tivesse um pouco mais de conhecimento. Isso me motivou ainda mais na busca do aprendizado. Apesar do curso da ABS ser de enorme qualidade, o vinho é, mal comparando, como uma língua estrangeira. Você precisa estar sempre aprendendo, praticando e evoluindo.  Desde então, não parei mais de estudar, apreciar e degustar vinhos. No ano de 2016, em menos de 6 meses, fiz duas certificações internacionais super conceituadas: WSET Nível 1 e WSET Nível 2. Já estou estudando (na teoria e, principalmente, na prática) para o WSET Nível 3. 😉

Juntei minha paixão pelo vinho com a possibilidade que tenho de viajar para o exterior com certa frequência. Com isso, nos últimos anos, tenho visitado as principais regiões produtoras do mundo. Nesses lugares, converso com produtores, comerciantes, faço visitas guiadas e, é claro, muitas degustações. 🙂

Bodega Bouza, no Uruguai

Bodega Bouza, no Uruguai

Na famosa Rota do Gran Cru, na Borgonha (França)

Na famosa Rota do Gran Cru, na Borgonha (França)

Desde que comecei nesse trabalho como curadora de conteúdos em vinhos, já publiquei diferentes materiais e artigos sobre o assunto, ajudando pessoas a evoluírem em seus conhecimentos sobre vinho para apreciar essa fabulosa bebida de maneira cada vez mais prazerosa.

Publicações do Enodoc no Facebook já tiveram centenas de curtidas e compartilhamentos. E o mais bacana disso tudo é saber que esses números são apenas o começo dessa jornada, pois o melhor ainda está por vir!

Por falar em jornada, te convido então para seguir o "método Enodoc de evolução constante dos apreciadores de vinho".  🙂

Mas, Sylvia, como assim?

Se eu tivesse que definir o vinho e o seu mundo em apenas uma frase, já explicando porque vale a pena aprender para evoluir nele, eu diria que o mundo do vinho é:

"Uma fonte de prazer pessoal e social inesgotável, que mistura ciência e arte de forma única."

Sylvia Loureiro

Essa é uma definição muito pessoal e, é claro, que você terá a sua. Mas o que eu quero dizer é que, para que você evolua e tire cada vez mais benefícios e prazer do hábito de beber vinho, você precisa entender duas coisas:

  1. Existem alguns conhecimentos técnicos mais ou menos universais sobre o processo de produção do vinho, e que evolui há milênios, praticamente junto com a civilização. Essa é a parte científica da coisa e você precisa conhecer o básico disso para melhorar suas experiências com a bebida. Existem, sim, vinhos bons, vinhos não tão bons e vinhos ruins (e aqui não estou falando dos vinhos defeituosos). E você precisa estar consciente e saber diferenciar isso;
  1. Por outro lado, no vinho, existe muito espaço para aquele lado das sensações profundamente pessoais que a apreciação evoca. Dada uma qualidade mínima aceitável, existem preferências em função de uvas, regiões, processos e uma infinidade de variáveis. Esse é o lado da arte, cuja evolução só se dá com a apreciação e aprimoramento das percepções pessoais. Nesse caso, não existe uma verdade, uma ciência. Aí entra em campo a parte artística do vinho.

Se você quiser evoluir com o apoio do Enodoc, comece cadastrando seu e-mail abaixo. É de graça e não enviamos spam.  🙂

 

Faça parte de nossa lista VIP

Ao se cadastrar gratuitamente aqui, você fica sabendo antes das novidades

privacy Seus dados estão 100% seguros conosco

 

Se você quer que o universo do vinho faça parte do seu estilo de vida, saiba que isso é perfeitamente possível mesmo que você não tenha muito dinheiro sobrando ou que tenha um emprego normal. O vinho é um excepcional hobby que, bem cultivado, lhe traz amizades, conhecimento, cultura, socialização e inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, já devidamente comprovados pela ciência.

Eu mesma sou Analista de Sistemas formada pela UFRJ, trabalho com Tecnologia da Informação e tenho um emprego normal como gestora em uma empresa de seguros. Logo, se eu posso evoluir e aprender sobre o mundo do vinho, você também pode!  🙂

Muito mais do que tempo ou dinheiro para visitar vinícolas ou adquirir os vinhos mais caros, viver as experiências mais prazerosas dentro do mundo do vinho está muito mais relacionado à sua vontade de aprender!

Seja bem vindo(a)!

Saúde!

Sylvia